Páginas

terça-feira, abril 25, 2006

A Pergunta Sem Resposta

Ao meu ver o neoliberalismo foi o último suspiro de uma forma de capitalismo e o doce sorriso do mesmo ao se reerguer.
Com base neste pensamento a pergunta que faço é a seguinte: Se o neoliberalismo caísse, visto que todo sistema histórico corre esse risco, a que novo sistema seriamos remetidos e como poderiamos mudar a maneira de pensar das pessoas como nós que condicionados a pensar de maneira capitalista ficariam sem rumo?

Um minuto de silêncio, ouve-se alguns cometários e finalmente o palestrante fala, mas parece confuso. Também, pudera, ele como eu carrega essa dúvida.
Quando estou indo para a faculdade vejo pixado no murro uma frase que clama pelo socialismo, seria belo se não fosse utópico. Infelizmente somos condicionados a pensar em nós mesmos e direitos iguais a todos seria absurdo.
Imagina, eu que me esforço tanto ganhando o mesmo salário e tendo as mesmas coisas que pessoas que mal pronunciam o português corretamente?
É, sou egoísta assim como todos que conheço, se eu fosse menos talvez saberia a resposta para minha questão, mas sou cidadã e por mais que eu me faça de justa e lute para melhorar me sujeito a salários mínimos, me faço de capital humano, contribuo para a sociedade ser o que é uma pirâmide em decadência moral.
Mas temos a tecnologia, abençoada seja essa nossa grande amiga. Porém, em alguns isntantes me pego a olhar para o meu telefone, para o computador e lembro de um tempo em que eu não os possuia e era feliz. Por que agora necessito deles?
Simples, sou uma mulher moderna que como o mais cimples dos cidadãos precisa possuir essas coisas para não se perder no passado.
Me revolto com os miseráveis que compram televisores a prestações e passam fome ao passo que não consigo ser melhor que eles.
Essas reflexões me assustam, o mundo em si me espanta, mesmo assim terei um filho que nesse mundo de pergutnas sem respostas viverá.
Não sei se me sinto melhor por não ser alienada ou se choro por saber que sozinha eu não posso nada mudar, ao passo que não consigo obter ao menos repostas cabe a mim viver da melhor forma que eu consiga, lutando para nunca deixar de amar todos que amo, tentando fazer diferença ao menos a eles.

São tão pequenas minhas esperanças, mas ainda assim são esperança

Um comentário:

Unknown disse...

Interessante a tese, mas não foge do conceito comum.
Onde esta o grito de rebelião e pronúncia de revolução?
Brincadeira... nada basta os ideais sem marcas como eu. De nada basta filosofias inúteis como as minhas...

Mas mesmo assim foi no mínimo legal saber que estas tuas palavras são como deveriam ser... rsrs

Abraços...