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quarta-feira, maio 10, 2006

Vende-se Cultura, Emprestam-se Conceitos.

(Redação com Base no Livro Pós-modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio – Fredric Jameson)

Em seu livro Pós-modernismo: A Lógica do Capitalismo Tardio, Fredic Jameson faz as seguintes considerações sobre cultura pós-moderna:

“...Na cultura pós-moderna, a própria” cultura” se tornou um produto, o mercado tornou-se seu próprio substituto, um produto exatamente igual a qualquer um dos itens que o constituem: o modernismo era,ainda que minimamente e de forma tendencional, uma crítica a mercadoria e um esforço de forçá-la a se autotranscender. O pós-modernismo é o consumo da própria produção de mercadorias como processo.”

Podemos vislumbra o pós-modernismo como a época da aceitação, do não questionamento, onde tudo é aceito por não haver um por quê criticar.

Ainda dissertando sobre o pós-modernismo, Jameson nos diz o seguinte:

“Pós-moderno, no entanto, parece estar à vontade nas áreas pertinentes da vida de todos os dias ou do cotidiano; sua ressonância cultural, apropriadamente mais abrangente do que o meramente estético ou artístico, desvia devidamente a atenção da economia, ao mesmo tempo que permite que fatores econômicos e inovações mais recentes ( e marketing ou propaganda, por exemplo, mas também na organização das empresas) sejam recatalogados sob o novo título.”.

Tudo o que hoje se cria, apos mais essa evolução do capitalismo tão belamente chamada de globalização, é pós-moderno, pois trabalha a favor desse sistema.

Com o conceito do que é cultura distorcida, não é de se admirar que áreas como a educação e a comunicação passem por tantas crises como as que podemos observar. Num contexto onde nada mais se cria, tudo se reinventa, torna-se grande o desafio de criar algo novo que interesse o povo. Bem como é difícil se falar em educação para o pensar e em prol da igualdade quando o que temos são pessoas cada dia mais individualista.

A criticidade morreu, conceitos como globalização, neoliberalismo e educação para igualdade são produtos distorcidos de uma sociedade que não sabe mais que rumo tomar, pois vivem pela moeda e por ela permaneceram alienados até o fim dos tempos.

Quer ter uma boa idéia? Vá a mercado e reinvente um produto, faça o povo acreditar que mais do mesmo é tudo que necessitamos.

Quer educar diferente? Tente fazer a diferença e não seguir um planejamento a risca.

Se levarmos em consideração tudo o que foi dito anteriormente, creio que minhas idéias são pós-modernas, por isso, abra a cabeça, tenha seus próprios ideais e bandeiras.

2 comentários:

Leticia Brito disse...

Espero com isso ter me explicado e deixado meu caro leitor um tanto mais grato

Anônimo disse...

De fato... bem interessante!