Páginas

terça-feira, maio 09, 2006

Uma Cadeira para cada Classe


(Redação com base no artigo: A Função Política da Escola – Hernani Maia Costa)

Segundo Hernani Maia Costa, “a escola de hoje é um dos espaços em que se dá a formação do indivíduo, integrando-o numa comunidade de uaguias e ensinando-o a conviver com as diferenças”.

Numa sociedade classista como a nossa é utópico descrever a escola atual dessa forma. Realmente a escola deveria ser pensada como promotora de uma política humanitária, mas o que se vê é uma educação inconsistente e alienadora que em meio ao pós-modernismo utiliza a revolução tecnológica como pilar de sustentação do sistema capitalista e do individualismo do indivíduo que já não é mais cidadão.

Deveríamos voltar no tempo e como o Homo erectus seguirmos dois princípios básicos da educação: aprender a fazer e aprender a conviver.

Certamente evoluímos, pois crianças já não são estorvos na caminhada, mas só conseguimos ensina-las a fazer o que interessa a sociedade e a pensar cada vez mais em si mesmas.

Desaprendemos a conviver, logo, pode-se pensar até que ponto evoluímos?

Se a escola pode ser comparada com uma ponte que esta não de voltas para levar ao mesmo lugar, pois sendo assim, torna-se inútil a travessia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante este teu disserto contudo de onte surge este conceito de pós moderno? Poderia melhor expor este conceito?

Grato,