Páginas

domingo, outubro 24, 2010

O Que Eu Aprendo na Escola?

Acervo Próprio

-Mãe, é sério eu não presciso mais ir para escola.
- Por que, Nicholas.
- Porque eu já aprendi tudo o que tinha para aprender lá.
- Nick, a gente sempre tem alguma coisa nova para aprender, sabia?
- E o que eu aprendo na escola que você não pode me ensinar?
- ...

Essa conversa com o meu pequeno me fez lembrar das minha aulas no curso de Pedagogia, onde se falava o tempo inteiro em reencantar a educação. Era um belo discurso para as manhãs, mas me pergunto o que estão fazendo, de fato, fora do espaço acadêmico para cumprir com essa tarefa?
De longe querer criticar o sistema ou mesmo o trabalho desse ou daquele profissional, o problema é perceber que crianças tão novas não estão encontrando na educaçãoaquele ponto atrativo e gostoso que liga ela a vida cotidiana. E eu fico preocupada por uma criança de 4 anos achar que do jeito que as coisas vão na escola o melhor era ficar em casa. Ainda mais porque a educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças, pois pressupóem um trabalho e avaliação de maneira ampla, que leva em consideração todas as etapas do desenvolvimento, seja ele cognitivo ou não.
Infelizmente, por mais que meu pequeno pareça ser maduro, não posso sentar e explicar para ele que, por lei, sou obrigada a matricular e manter ele numa escola, pois caso o contrário eu posso ser punida por negligência até mesmo com prisão, isso só iria assustar a criança. Contudo, como educadora fico incomodada por não saber responder o que ele aprende na escola que não pode aprender em casa. Não poso deixar de pensar que a escola, ainda mais a infantil, deveria causar um impacto positivo nele e não fazer com que o meu pequeno para e reflita sobre o porque de passar algumas horas de sua pequena vida afastado da família num espaço que, aparentemente, não esta sendo tão atrativo para os seus pequenos olhos.
È preciso reencantar a educação? Certamente sim, mas que esse reencantamento aconteça fora dos livros e da acadêmia, que eles possam se tornar vida e tornar a vida de tantas crianças um tanto mais interessante e repleta de significados positivo.

5 comentários:

Sarah Helena disse...

vamos falar a verdade. Se houvesse homeschool no Brasil, a gente juntava fácil uma dúzia de pequenos no estilo dos nossos e eles teriam vivências doze mil vezes melhores que a escola.

é uma tristeza. vejo meus aluninhos entrando no 2º ano com uma disposição de aprender e saindo no 5º ano cínicos e desinteressados...

Leticia Brito disse...

Acho que seria a escola com maior indice na qualidade de ensino. Afinal, quem melhor que os pais para criar o curriculo dos filhos?


Mas é uma tristeza mesmo como os pequenos vãos e desencantando com a educação, por isso (e por covardia) prefiro trabalhar com a educação infantil, apesar de tudo, os alunos ainda tem brilho no olhar.

Bah disse...

Engraçado como vc aprende tanto com o seu filhote né? Não sei mesmo em que pé estamos com a educação no País. Não tenho filhos e não tenho nenhum amigo que tenham filhos em idade escolar, porém acredito que não há mais aquele encantamento que tínhamos antes. Na minha época, apesar de ser uma obrigação, eu saía da escola motivada com alguma coisa...

Kisu!

_ disse...

Desde a Antiguidade Clássica, aparecem dois tipos de pessoas que são responsáveis por "ver" a verdade mais claramente do que a grande massa que tenta enxergá-la: os loucos e as crianças. Seu filho de quatro anos já consegue ver que estamos no caminho errado. Verdadeiro, mas triste.

Unknown disse...

Me deu uma vontade de reler Sociedade sem Escolas do Ivan Illich... Uma utopia maravilhosa!