Páginas

domingo, junho 15, 2014

Meu Terrível Batom Vermelho

Certa vez um namorado que tive falou para eu nunca usar batom vermelho porque no meu tipo de boca ficaria horrível. Desse então esse e o batom que eu mais uso.
Se me perguntarem qual parte do meu rosto eu mais gosto vo dizer sem muito pensar que e o meu rosto, pois ele e harmônico, nos meus traços eu percebo minhas múltiplas descendências. Na minha cor, olhos, tipo de nariz e boca uma história diferente, um traço do passado que me faz ser quem eu sou.
Na minha boca, em especial, trago a história do amor dos meus avós maternos, uma mulher branca e um homem negro dos olhos cor de mel. Sinto orgulho de ter algo em mim que todos os dias me faz lembrar do meu avô, se tenho esse sorriso largo e graças a ele que embelezou meu rosto com sua herança de carinho.
Recentemente, estava na sala de espera do médico e uma senhora gentilmente me perguntou se eu tinha alguma deficiência por causa do tamanho dos meus lábios, justificou sua pergunta explicando que estava apenas preocupada com sua filha, uma menina branca de  um ano, lábios carnudos. Educadamente expliquei a ela que era apenas uma característica comum entre descendentes de negros, e até era considerado como uma característica atraente para muitas pessoas. Logo o médico a chamou e ela entrou mais aliviada no consultório, não antes deu lembrar a ela de algo importante.
- Olha, quando ela crescer não a deixe usar batom vermelho cereja, senão as opções de pintura dos olhos vão ser reduzidas, caso ela venha gostar de pintar os olhos.
Sabe, diante de um preconceito podemos ter diferentes reações, no meu caso eu sempre escolho a indiferença, pois nua ninguém vai me fazer sentir vergonha do que eu tenho orgulho, do que me caracteriza e marca para muitas pessoas.
Triste e pensar em todo o sofrimento que a pequena garota vai passar ao longo se sua vida, talvez venha a ser uma bela menina que, insegura, vai sofrer ao longo de sua vida inteira tentando alcançar uma falsa beleza ideal.
Quanto a mim, não se preocupem, esse tipo de ignorância não me afeta, apenas mantenho minha mente quieta, um coração tranquilo sempre acompanhado do meu bom,velho e terrivel batom vermelho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, Lê. Passei algo parecido. Meu ex-marido perguntou pq eu não usava um batom mais discreto, mais "clarinho" ao invés de vermelhão. Respondi que mulher negra combinava com batom forte: vermelhão, roxo...se ele quisesse mulher usando batom rosinha devia ter se casado com uma loirinha.
Marcia Anasazi

Leticia Brito disse...

Pois é, Marcia, as vezes passamos por situações que só nos mostram o quanto devemos gostar de nos mesmas e quanto temos que sempre gostar do que vemos no espelho. De todos os traços, pois isso é o que somos.