Páginas

sexta-feira, junho 03, 2011

O Boneco

Foto: Acervo Próprio

- Ele não é fofo?
- Sim, sim, muito lindo nosso bonequinho
-Ele tem os olhos tão expressivos, o nariz dele é tão bem feitinho. o rosto é tão bonito, parece que foi desenhado a mão.
- E olha só essa roupinha, que linda. Ele sempre fica bem de verde.
- Pois é, realmente é nosso bonequinho.

Mas ele não era um boneco , ao contrário de Pinóquio ele já era um menino de verdade que não precisa provar ser bom, ele era bom, esperto e verdadeiro e como humano ele tinha suas necessidades: comia, vestia, ficava doente, brincava, fazia amizade, precisava de carinho e atenção para se desenvolver. Contudo, ao olhar para ele tudo o que conseguiam ver era uma bonita figura, quase decorativa, para o ambiente, tanto que o crescer incomodava, as necessidades reais eram insuportáveis para se encaradas como grandes verdades.
Pois é, o boneco estava crescendo e ao crescer notava o que acontecia ao seu redor...

- Moça, poderia me passar algumas informações sobre esse boneco?
- Claro, ele é o meu preferido, sei tudo sobre ele. Pode perguntar qualquer coisa que eu saberei responder.
- Você sabe qual é a cor preferida dele? Qual a comida que ele mais gosta? Quantos anos tinha quando aprendeu a andar? Qual é o seu brinquedo favorito? Como ele gosta de dormir? O que ele já aprendeu na escola? Qual o nome dos seus amigos? Saberia me dizer qual é a quantia gasta mensalmente para alimentá-lo, vesti-lo? O que ele prefere, cinema ou teatro? Qual tipo de música ele mais gosta? Me diga, você sabe mais do que o teus olhos podem ver?

Pausa, deixa cair uma lágrima...

-Não é triste ver ele crescer?
-Esse é só o dinal da minha vitória diária.Perceber que a cada novo dia esse boneco ganha mais vida e mostra a todos o quanto é um menino de verdade que um dia será um grande homem sem sua influência, sem suas marcas. sem você.
Porque crianças não esperam, elas são como ervas daninhas, vão crescendo aceleradamente, destruindo toda e qualquer paisagem encantada que podemos criar sobre elas ou para elas. Enquanto você idealiza um boneco eternamente preso dentro de uma caixa impedido de crescer, eu vejo o desabrochar de um menino que nunca vai passar a vida tentando encontrar a Terra do Nunca, onde os sonhos não se realizam por falta de coragem de lutar até o fim por eles.
Eu crio um ser que vai sim chorar, sofrer, mais que também vai crescer, conquistar, amar e se realizar, pois esse meu pequeno bonequinho um dia saberá que a vida é um eterno caminhar ao topo de si e não dentro de circulos fechados que só existem no seu imaginário.

- E o boneco?
- Nunca existiu, favor passe numa loja e compre um para você.

quinta-feira, junho 02, 2011

Apresentando Meu Novo Blog

A todos os meus leitores, seguidores e curiosos de plantão,

Venho aqui fazer um esclarecimento do porque tenho demorado tanto a postar por aqui e também fazer a todos um convite.Desde que voltei a estudar tenho ocupado muito do meu tempo com leituras para a minha pesquisa e sobre minha área de atuação profissional (para quem não sabe sou pedagoga e atualmente mestranda do curso de Educação), e isso faz com que eu me volte mais para outras discussões que não apenas as minhas criações literárias.
Pois bem, para não comprometer esse espaço com papos muito pedagógicos decidi criar um novo blog, o EDUCAÇÃO COTIDIANA onde eu posso iniciar essas discussões sobre a área, assim não abandono esse blog e volto a trazer a literatura simples e cotidiana que ele sempre trouxe.
Aos interessados na área passem por lá.


Como textos inicial você podem encontrar o post intitulado: CULTA OU POPULAR: QUAL É A SUA MÁSCARA? Os textos que seguem após esses foram retirados desse blog, ou seja, velhos conhecidos,mas que podem ser revisitados sempre.

Bom, fica aqui o convite para que voces saiam um pouco do meu UNIVERSO PARALELO e possam adentrar no meu UNIVERSO PROFISSIONAL.