Páginas

terça-feira, outubro 28, 2014

Ao Que Rema



 Em memória de Edson Bueno de Camargo

Através da palavra eternizada, do ideal semeado, da fé na luta que nunca acaba, podemos dar fim a uma jornada, e mesmo assim continuarmos vivos.
Um dia nos encontraremos do outro lado desse rio.

Honro a memória de quem, por amizade, me fez encontrar minha felicidade. Que os Deuses do Norte te recebam em teus braços, meu caro amigo e poeta.

quarta-feira, outubro 15, 2014

Monólogo Sobre a Educação



Quem tem coragem de se levantar e declarar-se contra a educação, ou mesmo questionar a sua importância para a nossa sociedade?
Hoje em dia esse virou mais um discurso moral, pois se alguém admite que é contra a educação de todos, esta que é garantida por lei a todo cidadão, a pessoa pode ser vista com maus olhos dentro da sociedade, por ser uma pessoa cruel. E como atualmente vivemos na sociedade da sub-celebridades onde a aparência importa mais que caráter, é um tanto perigoso levantar essa bandeira.
Mais a pergunta que faço é, o que fazem as pessoas quando olham com desprezo para uma escola publica, quando perguntam para um professor se ele só dá aula ou também trabalha? O que acontece com a pessoa considerada inteligente que decide seguir como carreira o magistério e acaba por ouvir: - Nossa, mas você é tão inteligente, porque logo professor?
Ou mesmo porque a preocupação na criação de tantos cursos técnicos enquanto não tomam nenhuma medida para que cresça a procura por cursos de licenciatura? Porque o crescente numero de mestrados profissionais em lugar do mestrado acadêmico?
Todas essas são questões que deveriam estar na pauta de preocupação de qualquer cidadão de bem que se diz no minimo politizado, e não somente agora em ano eleitoral, porque politica se faz todos os dias. porque quando ensinamos para os nossos filhos que eles devem manter uma rotina saudável de vida estamos fazendo politica. Mas isso é um outro assunto para se debater.
Gostaria de ver a profissão docente valorizada, e não falo de ganhar presente no dia dos professores, antes digo de levarem em consideração que trabalhar diretamente com o ser humano é algo deveras dificil, ainda mais numa sociedade que se esqueceu que os professores ensinam e não educam. Afinal, eu só tenho o direito de educar os meus filhos e a mim mesma ao longo da minha vida de acordo com os meus valores éticos, com o que eu entendo por moral. 
Já a troca de conhecimento, essa faço com gosto, debato sobre qualquer assunto, afinal um fato sobre os professores é que eles sempre estão dispostos a aprender, logo, se fossem mais valorizados como profissionais realmente importantes para a sociedade, eles conseguiriam exercer sua função com maior aproveitamento e qualidade para sociedade.
Mas nos tornamos pequenos empresários, dentro da sala sempre estamos preocupados com a porcentagem de fracassos que podemos obter e quanto de sucesso conseguimos alcançar, afinal, se batermos a meta ganhamos uma melhor remuneração, e assim como numa empresa esquecemos que por trás de nossos números existem pessoas que, por vezes, nunca se recuperam de seus fracassos individuais e acabam se tornando os pequenos fracassados pelos quais ninguém se responsabiliza.
Nesse dia dos professores, acima de tudo, gostaria de poder estar dentro de uma sala de aula, mas como no momento não posso, pelo menos reflito sobre minha profissão e sonho com o dia em que poderei trabalhar com o mínimo de dignidade que mereço como profissional. Espero que o espirito desse dia torne-se rotina e que todo professor possa ser lembrado como um dos profissionais mais importantes para a sociedade, mesmo que atualmente não tenhamos nem ideia de que homem queremos formar.